Amar

12 jun

270554_132264736856915_100002201690072_235167_5225074_n_large

Ando ponderando muito sobre a frieza do meu amor ultimamente. De não conseguir sair do padrão que tanto enoja de amar apenas o mesmo leque de pessoas, como qualquer ser humano que se aborda na primeira esquina, que ama os pais, ama os parentes, ama os amigos e todo aquele que lhe faz algum bem.

Mas e o resto?

Então penso: se realmente Deus conta com a gente e comigo pra demonstrar o amor dele ao mundo, o mundo está ferrado!  Porque eu não sei o que é o amor, não tenho a redonda idéia do que seja , eu amo tudo que é fácil amar, que esta próximo e não me traz nenhum desprazer  e no máximo arregaço as mangas pela minha família, parentes e alguns amigos mais íntimos quando se torna mais complexo ama-los.  O resto no segundo deslize já jogo minha frase feita ( em pensamento claro) : “ah então fulana é assim né? Bom saber que agora fico esperta com ela.” E  acabou, empurro pra terceira divisão do hall dos amigos.

Então quando em férias da minha programação e dos planejamentos da minha vida que me é tão preciosa ou quando não tenho nada o que fazer ,ai sim me dedico, bolo na minha mente a “temporada do amor”  e penso: agora dá pra amar o próximo um pouquinho , ai sim, parto pra tentar escutar os gritos de dor  e tentar fazer algo de bom pelos acamados idosos, viúvos, desempregados que só querem conversar… ou qualquer tipo de pessoa necessitada que pinta na área , e por todos aqueles que despertam tanta compaixão e misericórdia em todos nós. Parece que esse tipo de gente tem um lugar especial no nosso coração né? Mas SEMPRE deixando pra trás os perversos, os arrogantes, os irascíveis, as pessoas mesquinhas, soberbas, as difíceis de lidar, os espertinhos, aquele parente complicado, as manipuladoras e as pessoas com defeitos que alegamos não conseguir conviver, então … porta na cara deles: “Que Deus te ame minha querida e meu querido, porque eu não consigo!” E quando alguém nos irrita ou nos prejudica então Adeus, não se consegue nem pronunciar mais o nome da pessoa mas se perguntarem: amamos sim, amamos também! Cientes de que nossos piores e mais vergonhosos defeitos ele vê e nunca nos colocou na zona de rebaixamento por isso. Que amor mais porco estamos apresentando.  Tenho tido vergonha do meu amor.

Cientes também de que aquela rápida oração de pé de cama em que pedimos a Deus pra amar como ele nos ama não vai surtir efeito algum porque ela é só isso… uma oração de pé de cama em que pedimos pra amar como ele ama. E nada mais!!

E o que fazer pra mudar ? Posto que não conhecemos  realmente o amor, o que vemos são vislumbres dos 4 tipos de amor existentes. O que se mostra pra nós de forma mais verdadeira a olho nu, que é muito mais fácil da gente detectar é o que a gente vê na nossa família. Eu sempre acho que a minha é a que mais ama de verdade do mundo mas todo mundo deve achar a sua também mas até esse nosso amor  no meio familiar é limitado apesar de ser tão forte e nossa maior referência. Na  bíblia o exemplo completo que se encontra de amor é apenas na vida de jesus, me desculpem todos os santos heróis da fé mas jesus  sim amou…  todo o resto é farofa no vento, um vislumbre como eu disse.

E eu não tenho um remédio universal pra essa coisa que sempre me incomodou, pra  esse amor hipócrita e esculachado, e talvez a única saída seja começar com muita sinceridade a buscar isso aqui:  “Amarás, pois, ao Senhor seu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.”(Mc:12:30)

Essa é a minha ultima esperança, compartilho aqui a única saída que eu vejo pro meu estado, então é o que tenho feito, é que tenho buscado, tentado e me empenhado com o pouco que eu sou, que talvez assim, amando ao Senhor, o meu Deus… eu serei preenchida por um vislumbre do amor dele…se eu realmente amar a ele , acho que não vai ser possível mais eu só amar  aos outros como Fernanda ama.

😉

Deixe um comentário

