jesus x JESUS

25 dez

real-jesus-vs-republican-jesus-590x823

Quem foi jesus? Um mágico, um filósofo que se casou com Maria Madalena, um político revolucionário, um galileu carismático e eloquente que desprezava a fama, a família a propriedade e outras medidas tradicionais de sucesso, um rabino, um camponês judeu cético, um essênio anti-fariseu,  um profeta escatológico, um líder alucinógeno , um hippie de Belém, como o Sr Spock de jornada das estrelas; calmo,sereno e controlado caminhando entre os seres humanos nervosos na nave espacial terra.

                                  X

Quem foi jesus? A obstinação o frustrava, a justiça própria o enfurecia , a fé simples o entusiasmava. Jesus, quando desafiado, não ofereceu provas concludentes de sua identidade. Jogou dicas aqui e ali, mas também disse, depois de recorrer às evidências: “E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar por minha causa”. Lendo suas narrativas é difícil encontrar alguém que em determinado momento não se tenha escandalizado. Ocorre-me que todas as teorias distorcidas acerca de Jesus espontaneamente geradas desde o dia de sua morte só confirmam o tremendo risco que Deus assumiu quando se estendeu sobre a mesa de dissecação — risco que parece ter aceito de bom grado. Examinem-me.Testem-me. Tirem as suas conclusões!!

Quanto mais se estuda Jesus, mais difícil se tornava classificá-lo. Ele falou pouco sobre a ocupação romana, o assunto principal das conversas de seus conterrâneos, mas pegou um chicote para expulsar do templo judeu os pequenos aproveitadores. Insistia na obediência à lei de Moisés, enquanto adquiria a reputação de transgressor da lei. Poderia ser tomado de simpatia por um estrangeiro, mas afastou o melhor amigo com a dura repreensão: “Para trás de mim, Satanás!”. Tinha opiniões inflexíveis sobre os homens ricos e as mulheres de vida fácil, mas ambos os tipos desfrutavam muito de sua companhia.Um dia os milagres pareciam fluir de Jesus; no dia seguinte seu poder ficava bloqueado pela falta de fé das pessoas. Um dia falava em pormenores sobre a segunda vinda; no outro, não sabia nem o dia e nem a hora. Fugiu de ser preso uma vez e marchou inexoravelmente rumo à prisão em outra. Falou eloqüentemente sobre a pacificação, e depois disse a seus discípulos que procurassem espadas. Suas reivindicações extravagantes colocaram-no no centro de todas as controvérsia, mas, quando fazia alguma coisa realmente miraculosa, procurava ocultá-la. Se Jesus nunca tivesse vivido, não poderíamos tê-lo inventado.

Yancey

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: