Lewis

27 nov

Há uma exigência dos que não são amados e dos prisioneiros de si mesmos, no sentido de que lhes seja permitido chantagear o universo: de que até que consintam em ser felizes (em seus próprios termos) ninguém mais possa provar da alegria. Que o deles seja o poder final; que o Inferno possa vetar o Céu.”

 

“Filho, precisa ser de um jeito ou de outro. Ou virá o dia em que a alegria prevalecerá e todos os fazedores de infelicidade não mais poderão atingi-la; ou, de outro modo, para sempre e sempre os fazedores da infelicidade poderão destruir nos outros a felicidade que rejeitam para si mesmos. Sei que parece grandioso dizer que você não aceitará uma salvação que deixe uma única criatura nas trevas lá fora. Mas, tenha cautela com esse raciocínio ou permitirá que um infeliz seja o tirano do universo.”

 

Então a Piedade deve morrer?

 

“É preciso diferençar. A ação da Piedade e a piedade paixão ….a Piedade viverá para sempre: mas não a sua paixão. A paixão da piedade, aquilo que simplesmente suportamos, a ânsia que leva os homens a concederem aquilo que não deve ser concedido e a lisonjearem quando deveriam falar a verdade, a piedade que levou muitas mulheres a perderem a virgindade e muitos estadistas a porem de lado a sua honestidade essa morrerá. Ela foi usada por homens perversos como uma arma contra os bons: a sua arma será destruída.

 

E o outro tipo — a piedade ação?

 

“É uma arma ao inverso. Salta mais rápido do que a luz, do lugar mais alto para o mais baixo, a fim de trazer cura e alegria, qualquer seja o custo para si mesma. Ela transforma as trevas em luz, e o mal em bem. Mas não irá, diante das lágrimas astuciosas do Inferno, impor sobre os bons a tirania do mal. Toda doença que se submeter à cura, será curada, mas não chamaremos o azul de amarelo para agradar aqueles que insistem em ter icterícia, nem transformaremos o jardim do mundo num monte de esterco por causa de alguns que não suportam o perfume das rosas.”

O GRANDE ABISMO – PÁGINA 76 ….

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: