O Sentido das coisas…..

16 dez

Porque se viver não é trabalhar, produzir, gerar algo, tornar-se útil, canalizar talento. Se viver não é jantar com os amigos, compartilhar o coração , intimidade. Se viver não é tomar um bom vinho, amar uma boa mulher, constituir família e povoar a terra de bons seres humanos o que é viver afinal de contas?

Seria a negação das coisas boas?

Talvez a vida seja largar tudo e fazer trabalho humanitário em algum lugar remoto, ou ser desprovido de qualquer conforto , não se dar ao luxo de diversão ou entretenimento, a vida então pode ser vender sua televisão e jogar seus filmes preferidos fora, se desfazer de sua biblioteca particular, quebrar todas as garrafas de vinho da sua adega , dar adeus aos amigos ao redor de uma mesa farta e saborosa. Dizer não para tudo . Escolher a vida asséptica.

Mas não se iluda,a felicidade não está ai também.

Se as coisas não trazem felicidade a ausência das coisas também não. A felicidade não é uma questão de coisas ou não coisas.  Vivemos coma sensação de que as coisas , pessoas e eventos são uma espécie de trampolim para uma realidade mais alegre, mais profunda. Você espera que durante um beijo em sua namorada abram-se o caminho das nuvens e você seja transportado a uma esfera que não pode ser descrita e que vai presenciar a epifania do amor em seu estado mais puro. Olhamos para as coisas , pessoas e eventos e estamos sempre esperando a mágica do trampolim metafísico.

Fazemos alguma coisa e esperamos que a gratificação venha depois mas geralmente ela não vem. Acontece conosco e aconteceu com Salomão também.

O grifo porque dele, por ele e para ele são todas as coisas nos indica um caminho aqui, ou melhor , uma atitude a ser adotada diante da vida aparentemente fútil e sem sentido.

Pense o que diferencia aqueles que se relacionam com Deus com as demais pessoas? Tenho minha opnião….. Um pode ter problemas com a gestação da esposa do filho tão desejado e perde-lo, o outro também. Um pode ter uma vida familiar muito recompensadora e gratificante, o outro também. Esforço, estudo, prosperidade e conforto, o outro também. A vida funciona assim… Não é o sucesso inabalável que diferencia uma pessoa de fé da outra pois ela também está exposta a contingências da vida.

Mas sim , é notável quando a pessoa de fé diz ou apenas pensa : “Graças te dou oh Deus , pelo pão em mima mesa” , enquanto o que não vive de fé tem que dizer que “ Conquistei esse pão “. A vida é muito diferente pra quem vive de “dadivas e percepção do divino”  e para quem vive só de esforço próprio e conquistas. A vida baseada nas nossas conquistas , no nosso suor e capacidade, na inteligência e no merecimento é uma desgraça só e custa caro… caro demais!!

E o melhor de tudo é que não vivendo dessa forma também não é preciso deixar de lado todas as coisas para me relacionar com Deus. Porque me relaciono com Deus justamente enquanto me relaciono com as coisas.

Imagine um grupo de pessoas numa montanha bem na hora de um pôr do sol espetacular em uma cena de tirar o folego e o que fazem nesse momento? Eles fecham os olhos para orar e agradecer a Deus pela dádiva desse pôr do sol maravilhoso que estão perdendo.. Não bastasse isso resolvem abaixar também a cabeça em sinal de reverência ao Deus que criou coisa tão bela.

Ora, embarque no êxtase e fique de queixo caído, quer se relacionar com Deus em todos os momentos? Dê uma bicicleta a seu filho e vá passear no parque com ele, saia com seus amigos e curta a intimidade e as risadas, saboreie a melhor pizza e o melhor vinho, leia Fernando pessoa e sinta a brisa do mar.  Se você não está se relacionando com Deus enquanto está tomando um vinho com seus amigos e brincando com seu filho não sei como vai se relacionar com Deus…. não tem outro jeito de se relacionar com  Deus, não é se desvencilhando de tudo e buscando uma santidade não bíblica que vai se relacionar com Deus . Mas aqui também não se quer dizer que não deve se mais separar aquele tempo seu para buscar entender e ouvir a Deus dentro do seu quarto se não você assim irá ruir ….  mas sim que  Deus não é o oposto das coisas… DEUS É O PLENO SENTIDO DAS COISAS… DE TODAS AS COISAS…  PORQUE ELE ESTÁ EM  TODAS AS COISAS, ELE É TODAS COISAS…   E POR ELE SÃO TODAS AS COISAS.

– O livro mais mau humorado da Bíblia – Ed René Kivitz  *c/ adaptações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: