A crise do 5º período!

20 maio

É difícil a escolha de se tornar um enfermeiro, você não é médico pra tomar suas decisões autonomas e tal  mas não é uma mágoa que se tem porque o seu objetivo é atuar no cuidado do paciente… e não na cura como na medicina… você vai promover a cura através do cuidado … a caminhada para que a cura acontecça você é que vai galgar junto ao paciente e pra isso é nescessário muito estudo,com muito afinco e que beire o enlouquecimento, muita responsabilidade, paixão e HUMANIDADE….

Mais nada… Não é preciso muita coisa pra tomar a decisão de ser un enfermeiro…. Então não tem muita preocupação com aquele pensamento que as vezes nos acometem (aos normais…aos arrogantes e pretenciosos não há pq perder tempo, correto?) de : Será que eu dou conta? E minha filha ou meu filho eu como pessoa que desmaia durante  cirurgia e escorrega na parede e bate com a cabeça no chão, posso te afirmar…. sim, você dá sim!!! Não é tudo da enfermagem que eu sinto um imenso prazer não.. tem áreas que me dão caláfrios e outras até tédio, mas que eu vou vencê-las uma hora… e que se você sabe quem você é e conhece a fraqueza do seu ser e das suas dificuldades, e que você, talvez não dê conta sosinho já é um grande passo para você se tornar um excelente profissional…. Porque no fim das contas o que  importa tanto não é  o quanto você estuda e é fera na teoria e deixa seus colegas de turma pra trás, ou o quanto você tem aptidão e destreza na prática enquanto todos os outros ficam receosos de errar e dando passinhos de tartaruga, o que importa não é o quanto o cabra sabe, nem o quanto o cabra faz…

O diferencial é quem ele vai ser no dia a dia depois que ele se formar …. se ele é desprezivel com os colegas de sala e com as pessoas que o rodeiam boa sorte se algum dia você parar na enfermaria de um desses enfermeiros….Porque  o tipo de pessoa que você é reflete no tipo de profissional que você é…não adianta, é verdade imutável e fato constatado. Então a todo mundo que se questiona se daria conta assim como eu o faço as vezes por axar pouco de mim, eu acredito (após esses momentos de crise e insegurança) que não há nada que eu não consiga fazer que a prática não possa me dar….

Assim como sempre foi comigo quando não sei fazer algo, e depois quando aprendo a fazer faço com tanto esforço que termino por fazer com maestria … e isso é pra todo mundo…

Se te falta é pratica não há porque arrancar os olhos…. mas se te falta a sensibilidade, humanidade de enxergar o próximo e se botar no lugar dele SEMPRE, além de você e seu show, sua glória,sua luz, seu saber maior do que o de todo mundo… Meu caro e minha cara, ai é que a coisa se complica. Porque ter  humanidade não é algo que você consiga conquistar assim com o tempo e com a prática .. mas ainda sim é possível. Eu vou tentando daqui… e você vai tentando dai..

Axo que muito disso é devido ao choque que a gente sente quando saca que a área da Saúde é tão complicada quanto qualquer outra, tem muito nego mentiroso, tem a galera que rouba do hospital, que se acaba de rir das situações mais desconfortáveis dos outros, tem a mulherada que invés de estudar decide dar para os médicos, tem gente, minha gente, que é ruim até mandar parar …

Enfim, tem muita coisa que você começa a perceber e se chocar… as falhas que todo mundo tem ficam evidentes sendo você o tipo de trabalhador que for , da área que for…. Não pense que a galera da saúde é mais amena e mais amável não porque não é gente, A gente pensa que por ser dessa área a pessoa teria a escolhido justamente por querer participar   do pior momento da vida das pessoas prar benefício das mesmas mas muitos escolhem sabe se lá porque ( essa era a pergunta que eu me fazia sobre as criaturas de uma antiga sala que frequentei).

Em toda profissão existem pessoas com vários tipos de defeitos e desvios de caráter e na da saúde vamos encontra-las também… Então cabe a cada um de nós trabalhar os nossos próprios pra  pelo amor de Deus, tentar tornar o mundo um lugar mais habitável profissionalmente também.

Deixe um comentário

